- Constelação Familiar Individual e/ou Constelação Familiar em Grupo.
Pertencemos a uma Alma familiar individual e a uma Alma familiar coletiva, que nos rodeia e ao mesmo tempo nos acolhe, que nos traz identidade individual, mas também satisfaz as necessidades de um sistema maior.
"Nós não usamos a vida. Nós somos usados pela vida."
Constelação Familiar é uma dinâmica considerada terapêutica que procura resolver conflitos familiares que atravessam gerações, identificando dinâmicas disfuncionais em que estamos envolvidos, que causam desconforto e infelicidade a nível pessoal ou no sistema familiar.
Pode contribuir de forma significativa para melhorar os relacionamentos, sejam eles entre familiares, de casal ou nas relações laborais e similares.
O efeito de uma constelação, pode ser muito profundo, por isso atua na reconciliação da nossa alma, com a alma familiar. Ajuda-nos a fazer as pazes somos nossos antepassados, com a nossa história, o nosso destino, os nossos pais, com a nossa família, através das ordens do Amor.
A história individual de cada um, essa cada um conhece, o que esta dinâmica traz á superfície, é a parte inconsciente da história que o próprio desconhece.
O ser humano tem um instinto e uma necessidade intrínseca de pertença, que acaba por trazer lealdades, sacrifícios, mesmo que de forma inconsciente. Estamos ao serviço de um sistema familiar maior, do qual desconhecemos o nosso papel.
"Tu és a esperança dos teus ancestrais. Tu és a esperança da tua linhagem feminina/masculina."
Quando fazemos uma constelação familiar, trazemos a visão interna, do nosso sistema familiar e levamos uma visão mais ampla desse mesmo sistema ou até mesmo a nível do coletivo, onde expandimos a consciência e ficamos com um olhar de todo.
Uma constelação familiar, pode ser feita de forma individual, onde podem ser utilizadas várias técnicas, nomeadamente com boneca, ou, pode ser feita em grupo. Isto pressupões uma reunião de várias pessoas, é criado um campo morfogênico, onde tudo se irá desenrolar. Quem vai assistir, pode ser chamado a participar no campo, contribuindo e/ou beneficiando dos movimentos apresentados, quando entra em ressonância com algo seu ou do seu sistema familiar.
Levando consigo a consciência de um padrão ou de uma dinâmica familiar da qual faz parte, inconscientemente. São vários os temas que podem ser colocados numa constelação familiar.
-
Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs).
-
Conflitos entre casais.
-
Dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros.
-
Dificuldades de relacionamento, de uma forma geral.
-
Dificuldades para se comunicar, se expressar.
-
Problemas de saúde.
-
Conflitos entre sócios, funcionários e clientes.
-
Problemas comerciais, em geral.
-
Problemas financeiros.
-
Entre Outros
Existem regras base nas Constelações Familiares, as ordens do amor.
A HIERARQUIA pressupões a necessidade de espeito (respeito no sentido de honrar e dar esse lugar) a quem veio antes. Quem vem antes, constrói histórico para quem vem a seguir.
Cada um desempenha determinado papel dentro do sistema e isso tem que ser respeitado.
É fundamental que exista EQUILIBRIO, entre o dar e receber em todas a s relações, para que o amor flua e para as relações sejam saudáveis. Essa toca precisa de ser justa, com exceção da relação entre pais e filhos, na qual, por principio, pais dão e filhos recebem. Quando isso não acontece e há a interrupção desse fluxo, ou essa ordem se inverte, isso tem um reflexo direto em todo o sistema.
Todos fazem parte do sistema e têm o direito de PERTENCER. Isto inclui os excluídos (os já falecidos, mortos, prematuros, abortos, pessoas que morreram de forma trágica, a namorada que o avô largou para casar com a avó, pessoas que fizeram algum grande bem ou grande mal à família, etc...). Quando há excluídos na família, alguém, em alguma geração futura, poderá identificar-se com quem foi excluído, e, poderá viver situações parecidas na tentativa de se lembrar daquela pessoa.
Claro que este processo é inconsciente. Há também a lealdade à família, ao sistema, que faz com que todos queiram seguir o mesmo destino, mesmo que esse tenha sido trágico. Um exemplo simples: todas as mulheres daquela família foram infelizes no amor, uma mulher de geração futura pode entender, inconscientemente, que não pertence à família, se for infeliz no amor.